15/01/2015

Sindsep lança amanhã (16) campanha salarial 2015 dos servidores municipais

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep) convida os trabalhadores municipais de Itapipoca, Tururu e Uruburetama para o ato de lançamento da campanha salarial 2015 da categoria, que tem como tema “Eu Quero Mais Direitos”. A atividade vai acontecer amanhã, 16 de janeiro, no auditório do Sindicato (Rua José Romero, 232 - Bairro Sanharão), a partir das 8h30 da manhã.

A mobilização chama a atenção para 12 pautas nacionais, que receberão no ato amanhã o acréscimo de demandas locais, a fim de serem apresentadas e negociadas junto às Prefeituras. A campanha cumpre o propósito de aproximar ainda mais as demandas dos trabalhadores públicos da população e inclui propostas diretamente relacionados às demandas da categoria, mas também imperativos de toda a sociedade.

A expectativa da presidente do Sindsep, Quitéria Freire, é de que as negociações de 2015 não serão nada fáceis, pois os prefeitos, segundo ela, começaram o ano alegando dificuldades. “Por tudo isso, teremos de estar unidos e mobilizados pois, da classe governamental, a perspectiva é conceder o mínimo possível”, conclui.

Ainda de acordo com Quitéria, os números contrariam a lógica das prefeituras, já que os repasses do Fundeb (principal fonte de recursos da educação) devem crescer em todas as cidades, sendo 6,90% em Itapipoca, 1,53% em Tururu e 6,07% em Uruburetama. Além disso, este ano os repasses do Fundo de Participação dos Municípios devem ser maiores, segundo o próprio Governo Federal.

Conheça a pauta inicial da Campanha:

• Reforma Política
  • Democratização dos meios de comunicação;
  • Criação de mecanismos de justiça fiscal;
  • Participação dos trabalhadores públicos na discussão orçamentária local;
  • Reajuste salarial com ganho real para todos;
  • Fim da terceirização para atividades fins;
  • Instituição de pisos salariais - sobretudo o cumprimento dos pisos regulamentados de professores, agentes de saúde e agentes de endemias;
  • Planos de cargos e carreiras;
  • Regulamentação da negociação coletiva - com a ratificação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) nas cidades;
  • Concursos públicos;
  • Fim do fator previdenciário;
  • Igualdade de oportunidades para mulheres, negros/as, jovens e LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).
Última atualização: 15/01/2015 às 11:07:07