09/03/2015

Servidores aprovam em assembleia reajuste de 13,01% dos professores e negociações continuam

Os servidores públicos municipais de Itapipoca realizaram assembleia na manhã do último sábado (07) que debateu as demandas já discutidas com a Prefeitura na mesa de negociação da campanha salarial 2015.

Os trabalhadores aprovaram em votação as propostas defendidas pelo Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Itapipoca e Região (Sindsep) e ratificadas pelo executivo municipal de 13,01% de reajuste salarial linear para os professores e de lei que institui a concessão da gratificação para professores de escolas de tempo integral, no valor R$ 350.

O pagamento do novo salário do magistério será efetivado tão logo a lei que fixa a evolução salarial seja votada na Câmara e o retroativo salarial será aplicado em quatro vezes, contando a partir de janeiro de 2015.

“Gostaríamos de frisar que esse reajuste foi fruto da pressão do sindicato e da ação de nossos trabalhadores, não havendo participação alguma de vereadores na negociação, que agora querem aparecer como pais da criança. Nós não deixaremos nenhum grupo oportunista se apropriar das conquistas que são dos servidores e fruto da nossa luta”, enfatizou Ninivia Campos, secretária de combate ao racismo do Sindsep, rebatendo boatos de que os vereadores da cidade teriam negociado o reajuste dos educadores.

Outras pautas também já avançaram na mesa, mas ainda precisam ser confirmadas na próxima negociação, como a aplicação do piso salarial de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias; a ratificação na cidade do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) - uma política de incentivos financeiros para os enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF), financiada pelo Governo Federal; e reajuste salarial dos demais servidores.

Seguem na proposta sindical, mas ainda como desafios, a efetivação dos temporários com mais de 20 anos de serviço; atendimento da decisão judicial que obriga o município a pagar o salário mínimo para os servidores com apenas quatro horas de jornada de trabalho diária, conforme o concurso que prestaram – a prefeitura reduz o salário pela metade de quem permanece quatro horas em serviço e obriga a quem quer receber o mínimo de forma integral a uma jornada de 8 horas/dia, violando a Constituição e decisão de tribunal específica para o caso.

Última atualização: 09/03/2015 às 10:12:04